Últimas Notícias
latest

Lula pede juízo ao Congresso em discussão sobre 2ª Instância



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta 4ª feira (20.nov.2019) que o Congresso Nacional tenha juízo ao analisar proposta que pode alterar a Constituição para permitir o cumprimento de pena após condenação em 2ª Instância. A mudança significaria a volta do petista à cadeia. A afirmação foi feita em entrevista ao canal Nocaute.

“A Constituição não é algo que você pode rasgar e jogar fora toda hora”, afirmou  Lula. O comentário é referente à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da 2ª Instância, que tramita nas duas Casas Legislativas.

A entrevista começou com quase uma hora de atraso porque o ex-presidente conversou antes com 1 repórter do jornal britânico The Guardian. Foi a 1ª vez que ele respondeu perguntas desde que saiu da prisão em 8 de novembro. Além da PEC, o ex-presidente discutiu seu processo, as próximas eleições e o papel das mídias digitais. Eis a íntegra da entrevista ao Nocaute:

Bolsonaro e redes sociais

Lula disse que a eleição de Bolsonaro foi ilícita pelo uso de fake news e que o PT deveria ter contestado o resultado. Para ele, o partido precisa investir no departamento social e trabalhar para democratizar os meios de comunicação. “O PT tem que ter clareza de que a direita está ganhando no debate digital e porque isso acontece”, acrescentou. Afirmou também que o PT precisa se preparar para combater as fake news nas próximas eleições e que o debate direto com o público tem grande influência no processo.

O ex-presidente criticou a demora do governo federal em intervir no derramamento de óleo no nordeste e citou o desmatamento. “O presidente não tem coragem de nada”, afirmou. Também fez alusão à destruição de uma placa contra o racismo por um deputado do PSL: “Nunca tivemos uma turma tão ruim”.
Sem rancor

Sobre as eleições municipais, Lula disse que o PT precisa de candidatos próprios. As alianças devem ficar para o caso de o partido não conseguir levar nenhum nome para o 2º turno. “Não sou contra o PT apoiar o Freixo ou fazer alianças. Mas 1 partido do tamanho do PT tem que ter candidato”, afirmou. Benedita Silva seria um nome tão forte quanto Freixo, de acordo com Lula. Ele defendeu ainda que o partido permaneça polarizando o debate.

Perguntado sobre outros políticos, o ex-presidente afirma não guardar rancor. Elogiou o desempenho da ex-senadora Marta Suplicy (MDB-SP) na gestão da Prefeitura de São Paulo quando ainda era do PT e disse não ter problemas em conversar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) –mas desmentiu rumor de que o congressista o teria convidado para 1 diálogo. Sobre Ciro Gomes (PDT),  disse que prefere “ficar com as coisas boas.”
« PREV
NEXT »

Facebook Comments APPID